Gotículas: Tecnoshow atrai milhares para Rio Verde
Matéria publicada em 25/05/2015, às 15:05:58

Ver mais de Edição Março/Abril 2015 N° 132 - O resultado é muito melhor quando fazemos por vocação

Ver outras Edições

Abertura contou com autoridades federais, estaduais e municipais
Marcha da Maçonaria goiana contra a corrupção
Fabrizio Ribeiro, secretário de Ciênci e Tecnologia, durante entrega de 1.280 computadores às escolas do município
Frederico Jayme ao lado do governador Marconi Perillo e autoridades
A presidente Dilma Rousseff indicou Luiz Fachin para o STF

A 14ª edição da Tecnoshow, em Rio Verde, no sudoeste do Estado, realizada no Centro Tecnológico da Comigo, foi visitada por milhares de pessoas. O governador Marconi Perillo visitou a exposição e, durante entrevista, lembrou as obras do governo na região como a reconstrução do anel viário e da rodovia que liga Rio Verde a Aparecida do Rio Doce e a construção da GO-333 ligando Rio Verde a Paraúna. Marconi reafirmou ainda seu compromisso com a classe produtora. “Essa sempre foi uma estratégia nossa de fortalecer e apoiar o nosso agronegócio, que é quem mais gera emprego, garante as exportações de Goiás e que mais contribui com o PIB.” O tema meio ambiente foi destaque na Tecnoshow. O Circuito Ambiental, uma das diversas atividades da programação da feira, apresentou a exposição “Planeta Inseto”, parceria da Comigo com o Instituto Biológico, de São Paulo. Com abordagem pedagógica, a mostra demonstrará as características dos insetos, sua importância dentro do meio ambiente e demais curiosidades.


Tagagismo: Uruguai na justiça
Uma grande multinacional tabagista, a Philip Morris, está processando o Uruguai porque o país tem algumas das melhores leis antitabagistas do mundo. Se eles ganharem, as leis de saúde pública em toda parte estarão ameaçadas e o processo provará que uma única empresa pode triunfar sobre o bem comum, mesmo quando seu produto mata. Por esse motivo, a Avaaz lançou uma campanha para colher assinaturas em uma petição e levar 1 milhão de nomes para o tribunal. É uma realidade assustadora: uma única empresa, cujo produto mata, pode derrubar leis que protegem a nossa saúde. A petição pretende dizer ao tribunal que esta decisão não afeta apenas o Uruguai – se grandes multinacionais de tabaco conseguirem o que querem, será aberto um precedente para derrubar leis em toda parte. Pelo menos outros quatro países já estão na mira, e as leis antitabagismo de muitos outros também estariam ameaçadas.


Maçons dizem não à corrupção
No dia 07/04, na sede da Grande Loja Maçônica de Goiânia, foi apresentado o projeto de lei ‘Corrupção Nunca Mais’ para entidades de classe, empresariais e à imprensa. A iniciativa popular busca maior punição para os crimes de corrupção cometidos no âmbito governamental. A proposta é nacional, foi idealizada pela Maçonaria e conta com parceiros por todo o País. Em Goiás, a OAB e a Acieg já apoiam o projeto. O objetivo é recolher, o mais rápido possível, 500 mil assinaturas em todo o território goiano. “Corrupção Nunca Mais” busca o combate eficaz contra a má conduta de políticos, consolidando o projeto Ficha Limpa, por meio de penalidades mais graves e devolvendo aos cofres públicos o dinheiro extorquido, diminuindo assim a impunidade, normalmente vista nos casos que envolvem agentes governamentais. Estiveram presentes atendendo a imprensa: Adolfo Ribeiro Valadares, grão-mestre da Grande Loja Maçônica; Luiz Carlos de Castro Coelho, grão-mestre da Grande Oriente; Helenir Queiroz, presidente da Acieg e Enil Henrique de Souza Neto, presidente da OAB-GO.


Anápolis entre as cidades mais inteligentes do mundo
Anápolis foi escolhida para integrar a rede de cidades inteligentes. O anúncio foi feito durante a CeBIT 2015 – a maior feira mundial de Tecnologia da Informação e Comunicação - que aconteceu em Hannover, na Alemanha. Na lista estão 31 cidades de todo o mundo. Do Brasil, além de Anápolis, figuram no ranking Olinda, Porto Alegre, Vitória, Colinas de Tocantins e Taguatinga. A iniciativa é da Open & Agile Smart Cities que tem o objetivo de acelerar a adaptação de normas, com base em tecnologia Fiware no desenvolvimento de aplicações e soluções para smart cities e quer transformar as cidades em motores de crescimento e inovação. Anápolis foi considerado o sexto município do País no ranking de cidades digitais.
O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabrízio Ribeiro revelou: “O projeto é uma iniciativa do Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia da Frente Nacional dos Prefeitos e da União Europeia, com o apoio do Banco Mundial e tem como proposta estimular a troca de experiências entre as cidades que estabeleçam diretrizes para melhorar os serviços que oferecem”.


Frederico Jayme recebe título
Chefe de Gabinete do governador Marconi Perillo, o ex-peemedebista Frederico Jayme Filho, natural de Pirenópolis recebeu, no dia 23/04, o título de cidadão goianiense na Câmara Municipal de Goiânia. A honraria foi proposta pelo presidente do legislativo municipal, Anselmo Pereira (PSDB) e aprovada por unanimidade. A sessão solene, à qual compareceram lideranças políticas, amigos e familiares do homenageado, contou ainda com a presença do governador Marconi Perillo, a quem Frederico Jayme dedicou grande parte de seu discurso em um gesto de reconhecimento à liderança e competência administrativa do chefe do poder executivo estadual.


Luiz Fachin assume vaga de Joaquim Barbosa no STF
A presidenta Dilma Rousseff indicou, no dia 14/04, o advogado Luiz Edson Fachin para compor o quadro de ministros do STF, ocupando a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. A indicação de Fachin, catedrático de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, professor visitante do King’s College, na Inglaterra e pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha, foi encaminhada ao Senado Federal para apreciação. O advogado Luiz Edson Fachin cumpre todos os  requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país, revelou a presidente.

Ver mais de Edição Março/Abril 2015 N° 132 - O resultado é muito melhor quando fazemos por vocação

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000