APAE oferece reabilitação física pelo sus: São atendidas vítimas de acidentes, AVC e outras situações que comprometem a atividade física em qualquer nível
Matéria publicada em 18/05/2015, às 15:27:03

Ver mais de Edição Janeiro/Fevereiro 2015 Nº 130 - Brasil, o país dos raios em 2015

Ver outras Edições


Há um ano e meio a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, em Anápolis, oferece, através do SUS, o Serviço Especializado em Reabilitação Física para vítimas de Acidentes, AVC e outras situações que comprometam a atividade física em qualquer nível, atendendo usuários de Anápolis, Goianápolis, Campo Limpo de Goiás, Teresópolis ou Gameleira.

O Serviço Especializado em Reabilitação Física, somado aos Serviços de Reabilitação Intelectual e Auditiva, permitiu à APAE Anápolis ser habilitada pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação, CER III.


Atendimento
O CER III-Reabilitação Física oferece atendimento especializado nas áreas de medicina física, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, musicoterapia, terapia ocupacional, enfermagem, assistência social e nutrição. Ampla equipe multidisciplinar atende aos pacientes que apresentem quadros clínicos de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), Acidente Vascular Cerebral (AVC), Lesão Medular, Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Distrofias Musculares, Síndromes Genéticas e, ainda, comprometimentos ortopédicos como Pré e Pós-Operatório de cirurgias ortopédicas, Politraumatizados (acidentados) e Amputados.
O primeiro passo para ser atendido na unidade é procurar um posto de saúde e, durante a consulta médica, um formulário de encaminhamento de referência e contra-referência será preenchido e encaminhando para o CER III-Reabilitação Física.
Ainda no posto, o atendente deverá fazer uma solicitação no sistema SISREG (Sistema de Regulação), para pré-agendamento de consulta em reabilitação física e aguardar a confirmação da consulta, que será feita por contato telefônico pelo SISREG e pelo CER III. Depois de confirmada, o paciente retornará ao posto de saúde para pegar a autorização da consulta.


Autorização
No dia e horário marcados, o usuário deverá comparecer ao CER III-Reabilitação Física levando a autorização da consulta e os seguintes documentos: encaminhamento de referência e contra-referência, cópias da carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de endereço com CEP da rua, cartão do SUS, cartão de vacina e certidão de nascimento, quando se tratar de criança.
A APAE oferece transporte aos pacientes que, por causa do quadro clínico apresentado e condição financeira precária, não possam fazer uso do transporte coletivo ou veículo particular. A coordenadora do Serviço de Reabilitação Física da APAE Anápolis, Ednéia Gonçalves Nogueira, garante que este é um diferencial do serviço prestado pela unidade. “O nosso objetivo maior é proporcionar a estes usuários o recebimento dos atendimentos frequentemente, com assiduidade, mantendo a continuidade e, assim, trazendo melhores resultados em seus tratamentos de reabilitação”. Por isso ela afirma que a conquista do veículo, cedido pelo Ministério da Saúde à Instituição através da Prefeitura Municipal de Anápolis, foi de suma importância para o Serviço.


Agradecimento
A paciente Patrícia Moraes, que apresenta quadro de esclerose múltipla, está há seis meses em tratamento no CER III Reabilitação Física, onde recebe uma série de atendimentos com psicóloga, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional às segundas-feiras, entre as nove da manhã e 13h00. “O Leandro (motorista) me busca e me leva de volta para casa todas as segundas-feiras de uma maneira muito prestativa, sempre com um sorriso no rosto. Se não fosse esse transporte, nem sei como seria”, narra a paciente, satisfeita com o benefício. (Fonte: APAE Anápolis)


CER III Reabilitação Física
Rua Dr. Genserico, 20, próximo ao Hospital Evangélico Goiano (62) 3706-9141 / 3706-9142  3706-9145

Ver mais de Edição Janeiro/Fevereiro 2015 Nº 130 - Brasil, o país dos raios em 2015

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000