Joias e bijuterias têm metais pesados até 60 vezes acima do permitido: Metais pesados como cádmio e chumbo podem trazer riscos à saúde
Matéria publicada em 18/05/2015, às 15:22:09

Ver mais de Edição Janeiro/Fevereiro 2015 Nº 130 - Brasil, o país dos raios em 2015

Ver outras Edições

O Inmetro anuncia que irá regulamentar o uso de substâncias químicas nas joias e bijuterias fabricadas e vendidas no país, alegando que alguns desses produtos contêm metais pesados como cádmio e chumbo que podem trazer riscos à saúde.


Preço baixo
No mercado da vaidade, tudo que brilha vira isca. Não importa se é joia ou bijuteria barata. Quando o preço é baixo então. “Eu compro vários anéis, desses que usa pouco, descartáveis, ficou feio jogo fora”, conta uma mulher.
Mas é bom ficar ligado no que vem junto com esses produtos. Pesquisa feita pelo Inmetro em joias e bijuterias no país revelou a concentração de metais pesados como chumbo e cádmio em até 60 vezes acima dos níveis permitidos na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil até hoje não há regulamentação sobre isso.


Saúde e meio ambiente
A maior parte desses produtos vêm da Ásia. Os metais pesados são usados para baratear os custos. São substâncias tóxicas que oferecem riscos ao meio ambiente e à saúde. 
“Em geral, ele é revestido com um banho metálico que protege essa migração, mas quando o banho não é de boa qualidade, e isso acontece nessas joias mais baratas, ele se decompõe facilmente com o próprio suor, com a acidez do suor e faz com que o cádmio ou o chumbo migrem para o organismo humano aí ele tem efeito acumulativos podendo provocar doenças renais, no sistema nervoso central, doenças hepáticas e outras. Esse é o risco dele”, alerta diretor de avaliação do Inmetro Alfredo Lobo.


Consulta pública
Quando o metal pesado é descartado em lixões, pode contaminar o solo e as águas subterrâneas. O Inmetro está propondo limite máximo para o uso de cádmio e de chumbo nas joias e bijuterias no Brasil. O instituto abriu uma consulta pública para receber propostas de vários setores. A portaria que ordenará as novas regras será lançada em abril. Depois, quem quiser ir às compras, poderá se sentir mais bonita e segura. (Fonte: Facebook Globo)

Ver mais de Edição Janeiro/Fevereiro 2015 Nº 130 - Brasil, o país dos raios em 2015

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000