CarnaHuana alerta para acidentes de trânsito: Apresentação cultural e palestra marcaram a ação no Carnaval mobilizando pacientes e funcionários
Matéria publicada em 18/05/2015, às 14:22:30

Ver mais de Edição Janeiro/Fevereiro 2015 Nº 130 - Brasil, o país dos raios em 2015

Ver outras Edições

O Hospital de Urgências de Anápolis Doutor Henrique Santillo (HUAna), administrado pela Organização Social, Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA) realizou, na manhã de 13/02, a comemoração de Carnaval para pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores.
No ritmo das tradicionais marchinhas de Carnaval, interpretadas com maestria pela Banda Lira de Prata, a unidade de saúde promoveu um momento de descontração e de sensibilização para os acidentes de trânsito que acontecem nessa época em decorrência do uso de bebidas alcóolicas, imprudência e cansaço.

Somente no ano passado, o HUAna recebeu 237 pacientes que precisaram de atendimento nesse mesmo período, tendo como principal ocorrência vítimas de acidentes de trânsito, com 26 casos. De acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros, Wagner Cardoso, que ministrou uma palestra para os colaboradores do HUAna sobre acidentes nas estradas, os cuidados devem ser redobrados, especialmente na volta para casa. “O álcool e outras drogas agem diretamente no sistema nervoso, no senso crítico, nos movimentos e faz com que o condutor arrisque mais e tenha mais coragem para fazer manobras do que se estivesse sóbrio; o cansaço também é um grande complicador e nós sempre orientamos o motorista a viajar descansado, pois, o reflexo de uma noite mal dormida, pode acontecer na direção”, alertou.

Atendimento regional
O HUAna atua no atendimento de alta e média complexidade de Anápolis e outros 60 municípios goianos. A coordenadora de apoio ao cliente, Simone Perpétua, explicou que a unidade se prepara para atender, sobretudo acidentes nas rodovias, além de traumas por agressão física e por arma branca e de fogo no período carnavalesco. Ela explicou que embora Anápolis seja conhecida pelo Carnaval de cunho religioso, onde há poucos índices de violência, a unidade também atende cidades com tradição na folia de rua. “Nesse período, temos várias admissões de Jaraguá e Goianésia, onde acontecem as festas com maior número de pessoas”, disse.

Humanização
Durante todo o ano o HUAna, que atingiu 93% de aprovação do usuário em 2014, busca trazer à comunidade hospitalar atividades e metodologias que humanizem a atenção prestada tanto ao paciente, como à sua família e também aos colaboradores. Um desses projetos é o Sons do Coração, que traz música para os pacientes. Nesse Carnaval, a convidada foi a Banda Lira de Prata, que pertence à Secretaria Municipal de Cultura de Anápolis. A Banda foi fundada em 1954 e desde então possui um papel de suma importância no cenário cultural local, apresentando um vasto repertório composto por MPB, música erudita, folclórica, sertaneja genuína, ritmos do nordeste e internacionais, além de ser responsável pela formação de grandes nomes, como o do maestro Wandulho de Souza Resende, que atualmente é regente nos EUA.
A assessora de qualidade do HUAna, Vanessa Lobo, disse que o processo de atenção diferenciada auxilia na recuperação integral da pessoa internada.  E completou: “Pensamos sempre em momentos que atuem na possibilidade de modificarmos a rotina da nossa comunidade hospitalar, trazendo mais esperança para quem se recupera e muita alegria para quem presta o serviço com dedicação e amor.”,  (FOTOS: ISMAEL VIEIRA)

Ver mais de Edição Janeiro/Fevereiro 2015 Nº 130 - Brasil, o país dos raios em 2015

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000