Fonoaudiologia: O curso e o profissional
Matéria publicada em 04/05/2015, às 16:04:23

Ver mais de Edição Janeiro/Fevereiro 2015 Nº 130 - Brasil, o país dos raios em 2015

Ver outras Edições


O curso de Fonoaudiologia possibilita ao profissional trabalhar na prevenção, diagnóstico e reabilitação dos distúrbios da comunicação, operando de forma individual ou em conjunto com pediatras, neurologistas, psicólogos, pedagogos e otorrinolaringologistas.


Atividades principais
Diagnosticar distúrbios da audição e da fala em recém-nascidos, crianças, adultos e idosos; aperfeiçoar a expressão vocal de atores, cantores, locutores, apresentadores, políticos; criar e desenvolver programas de problemas auditivos; prevenir distúrbios da comunicação oral e escrita; tratar distúrbios da comunicação como gagueira, deficiência auditiva, alterações da voz e da fala, entre outros.


Mercado de Trabalho
O profissional possui vasto campo de atuação em clínicas, escolas, hospitais, televisão, área política, teatros, asilos, creches, postos de saúde, call centers e telemarketing. A atuação clínica refere-se à área de audiologia, linguagem, voz e motricidade oral.
No trabalho hospitalar, o profissional atua junto a equipes de neonatologia, pediatria, otorrinolaringologia, cirurgia plástica, psiquiatria, oncologia e área de exames.
Voltando-se para a área educacional, o fonoaudiólogo participa de trabalhos com alunos e professores no que tange à identificação e encaminhamento para tratamento, e, no trabalho com os professores, dá orientações relativas a patologias fonoaudiológicas e saúde vocal.
Uma tendência crescente no mercado é na área estética, ensinando pessoas a falar em público, tratando os problemas da dicção e rompendo bloqueios que possuam para se expor.
Nesse caminho, os setores de saúde, educação e comunicações absorvem um grande percentual de fonoaudiólogos.


Práticas
Clínica de fonoaudiologia, cabines audiométricas, avaliações fonoaudiológicas, tratamento dos distúrbios da linguagem, laboratório de anatomia, semana de fonoaudiologia, iniciação científica, monitoria e projeto Integrado de conclusão do curso que tem duração de 4 anos. (Fonte: Unip)

Ver mais de Edição Janeiro/Fevereiro 2015 Nº 130 - Brasil, o país dos raios em 2015

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000