Celebração: Bahá´ís comemoram o Naw Rúz
Matéria publicada em 04/05/2015, às 10:07:30

Ver mais de Edição Fevereiro/Março 2015 N° 131 - Indústria + meio ambiente = sustentabilidade

Ver outras Edições


Datas, dias, calendários fazem parte do nosso cotidiano e pensamos pouco sobre porque contamos o tempo desta forma e não de outra. Existem diferentes formas que a humanidade usa para contar o tempo, formas estas que servem como organizadoras dos diferentes momentos da vida. Tempo de estudar, tempo de trabalhar, tempo de descansar, tempo de refletir.


A comunidade Bahá´i de Anápolis celebrou no último dia 20 de março o Naw Rúz, ano novo Bahá´í.  Na companhia de amigos de diversas origens religiosas, mulçumanos e  cristãos, os Bahá´ís celebram com orações e músicas o início de uma primavera espiritual, o ano 172 deste distinto calendário. No mundo todo a data é celebrada e Anápolis também participou desta festa. Uma festa no sentido mais puro que a palavra pode ter.
Festividade é aquele estado coletivo em que amigos experimentam momentos de felicidade que ficam gravados na memória. Com uma programação simples e recheada de sinceridade todos os amigos presentes tiveram a chance de compartilhar algum pensamento sobre aquela inusitada festa em meados de março, o mês das águas “fechando o verão” como tradicionalmente se diz.

A Fé Bahá´í não tem clero ou sacerdócio, todos são convidados a participarem com seus talentos e habilidades na construção de um mundo melhor, começando com sua vizinhança. Assim, a festa foi embelezada com uma música cantada a muitas vozes. Um refrão coletivo dizia: “Um planeta, um só povo, com amor”. Entre um refrão e outro cada um era livre para dizer um pensamento que vinha à sua mente e coração.   Também foram lidos textos da Bíblia, do sagrado Alcorão e do Kitáb-i- Akdas, o livro sagratíssimo da Fé Bahá´i.  Muitos dos presentes eram amigos dos Bahá´is e pouco conheciam sobre essa nova Religião mas estavam felizes em estar na presença de pessoas tão diversas e ao mesmo tempo tão iguais. Diferentes em idade, classe social, origem religiosa, mas iguais em espírito de comunhão com Deus e vontade de contribuir com um mundo melhor.

Ver mais de Edição Fevereiro/Março 2015 N° 131 - Indústria + meio ambiente = sustentabilidade

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000