Semana da mulher anima colaboradores da Fasa: Palestras, música, poesia, momento de beleza, café da manhã e almoço especiais marcaram a comemoração
Matéria publicada em 29/04/2015, às 15:14:13

Ver mais de Edição Fevereiro/Março 2015 N° 131 - Indústria + meio ambiente = sustentabilidade

Ver outras Edições


Na Semana da Mulher, pacientes, acompanhantes e colaboradores da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital de Urgências de Anápolis Doutor Henrique Santillo (HUAna) participaram de atividades alusivas à comemoração da data - nos dias 4, 6, 10 e 11/03 - com o intuito de valorizar o trabalho desenvolvido e destacar a importância das mulheres na comunidade hospitalar.
No dia 4, aconteceu a abertura do evento, na Santa Casa, com participação da administradora geral da Fundação de Assistência Social de Anápolis (Fasa), irmã Rita Cecília Coelho. Em seguida as funcionárias participaram de uma palestra com a assistente social Elaine Pereira, que abordou de forma descontraída o tema “Mulher e Carreira”, oportunidade em que a coordenadora de estágios da UniEvangélica e advogada, Aline Seabra, sensibilizou as mulheres sobre a Lei Maria da Penha.

A quinta-feira (05/03), foi o dia da beleza, em parceria com o Senac. Foram ofertados serviços de design de sobrancelha, corte de cabelo, penteado e maquiagem, trazendo mais alegria, animação e auto estima durante todo o expediente. Como encerramento, no dia 06, aconteceu um café da manhã especial no refeitório da instituição.
No HUAna, a programação iniciou no dia 10 com o curso de estética do SENAC, abrindo a festa com o momento da beleza, onde foram ofertados os serviços de corte, pigmentação e design de sobrancelha.
No almoço o cardápio foi especial para as mulheres que também contaram com a participação especial do cantor Luiz Alcântara interpretando músicas de diversos estilos. No período vespertino, as colaboradoras foram contempladas com a palestra “Mulher e carreira”, ministrada pela procuradora do município, Valesca Rosa de Paiva.

Segundo ela, o sucesso profissional está ligado à ética e à coragem de fazer a diferença na sociedade. “O mais importante não é o sucesso como um fim, mas sim como alcançar os objetivos.Fica a lição de que colhemos aquilo que plantamos, portanto tomemos cuidado com as sementes que plantamos, para que ervas daninhas não prejudiquem a colheita”, destacou Valesca.
No dia 11, música e poesia tomaram conta dos corredores e enfermarias da unidade, com o Projeto Sons do Coração que leva música aos pacientes nos leitos. O cantor Roberto Brenner, acompanhado de sua banda e da poetisa Maria Di Clemente espalharam alegria em forma de arte.
A movimentação que começou na recepção do Pronto Socorro e percorreu todas os postos do HUAna, foi intercalada por apresentação de música popular, declamação de poemas e distribuição de panfletos para pacientes, acompanhantes e funcionários.
A acompanhante Cida Bispo dos Santos aprova iniciativa. “Gostei muito da música, porque ela alegra as pessoas, dando força. Se ficarmos tristes é pior e os pacientes que estão aqui ficam muito mais animados”, disse.
Os colaboradores também se sentem inseridos e destacam que o Projeto Sons do Coração proporciona interação e alegria, como afirmou a técnica em enfermagem, Josiane Oliveira: “O ambiente fica mais alegre, os pacientes gostam e nós também adoramos esses momentos”.

Humanização
Para a assessora de qualidade, Vanessa Lobo, o maior objetivo de eventos como esse é fomentar a humanização hospitalar, ressaltando a capacidade de resiliência e despertando valores como alegria, gentileza, cuidados com o próprio corpo, autoestima e ética. Ela destaca que o retorno tanto da equipe, como dos usuários do serviço hospitalar é sempre surpreendente: “Em nossos eventos, sempre fazemos parcerias com entidades e pessoas que dispõem do seu tempo para compartilhar seus talentos e colhemos os frutos por meio da gratidão dos pacientes e até mesmo da maior satisfação dos funcionários no trabalho, e é isso que nos impulsiona”.

Ver mais de Edição Fevereiro/Março 2015 N° 131 - Indústria + meio ambiente = sustentabilidade

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000