Alimentação: O Açúcar e a saúde
Matéria publicada em 29/04/2015, às 15:06:21

Ver mais de Edição Fevereiro/Março 2015 N° 131 - Indústria + meio ambiente = sustentabilidade

Ver outras Edições

Chocolate, bolo de aniversário, torta de limão, cupcake… Os doces são quase irresistíveis e a razão disso é o açúcar, uma substância tão viciante como o álcool e a cocaína. O próprio método que é usado para a sua produção é similar a outras drogas: do extrato de uma planta é feito um pó branco e cristalino que vicia e dá energia.

O açúcar estraga qualquer dieta, mesmo em pequenas quantidades. Enquanto você vai se alimentando de maneira saudável é mais fácil resistir à tentação, mas já reparou que comer um pedacinho de chocolate faz disparar um desejo intenso de comer todo o tablete e todo doce que estiver à sua frente? Isso acontece porque o açúcar gera dependência, estimulando exatamente as mesmas áreas do cérebro que as drogas estimulam.
O açúcar é um vilão não só na dieta, mas na saúde também. Veja a seguir os danos que ele pode causar no seu organismo:
Destroi a flora intestinal boa, enquanto alimenta e aumenta as más bactérias e os fungos, como por exemplo a cândida, entre outras. Suprime o sistema imunizante, pois quando você come aquela fatia de bolo formigueiro, o seu corpo perde momentaneamente a capacidade de responder aos ataques externos, um efeito que dura várias horas. Se uma pessoa comer vários doces ao longo do dia, então o seu sistema imunitário poderá estar continuamente suprimido.

Promove inflamação, o que provoca o envelhecimento precoce, várias doenças e muitas “dores misteriosas.”
Aumenta a insulina no sangue, o que exige o trabalho constante do pâncreas. O desgaste contínuo do pâncreas pode levar ao aparecimento da diabetes, fazendo a pessoa ficar dependente de injeções de insulina por toda a vida.
Provoca o acúmulo de gordura no fígado, o que pode causar graves doenças, entre elas a doença hepática.
Promove a resistência do organismo ao hormônio da leptina, que é aquele que sinaliza quando estamos saciados e podemos parar de comer. Assim, o açúcar impede que o organismo saiba que já está satisfeito.

A digestão do açúcar refinado rouba do organismo vitaminas e minerais, criando um déficit na nutrição, já que o açúcar refinado é uma caloria vazia.
Existem inúmeros danos que o açúcar provoca, que seriam demasiados para enumerar nesse artigo. Muito tem sido estudado por grandes universidades, e o consenso é de que o açúcar faz muito mal à saúde. Um norte-americano consome em média cerca de 60 kilos de açúcar todos os anos. Imagine todo o mal que isso deve fazer ao organismo. E se você pensar que só põe um pouquinho de açúcar no seu café, lembre-se que o açúcar entra escondido na sua alimentação através de refrigerantes, sobremesas prontas, sorvetes, molhos e até mesmo em pães e comidas salgadas, para realçar o sabor. Por isso é sempre muito importante ler a informação nutricional dos alimentos para saber o que realmente está entrando em nossos corpos. (Dieta e Receitas)

Ver mais de Edição Fevereiro/Março 2015 N° 131 - Indústria + meio ambiente = sustentabilidade

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000