Serra da mesa: O segundo maior lago do Brasil
Matéria publicada em 29/08/2013, às 14:02:59

Ver mais de Edição Julho de 2013 Nº 112 - Anápolis 106 anos

Ver outras Edições


Lago de Serra da Mesa (o lago artificial da Usina de Serra da Mesa) é o segundo maior lago do Brasil. Localizado no Noroeste de Goiás foi formado para a construção da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa. Está em área inundada, com 1784 km² na elevação 460 m (em relação ao nível do mar), é o primeiro em volume de água - 54.400 milhões de metros cúbicos - e atrai expressivos e contínuos investimentos na área de turismo.

Municípios
Formado pelos rios das Almas e Maranhão, tornou-se uma das melhores regiões para pesca esportiva de peixes como o Tucunaré, campeão de preferência dos pescadores de iscas artificiais.
Suas águas são alcalinas, dificultando assim a proliferação de mosquitos, pernilongos e mutucas, tornando esportes aquáticos viáveis.
O lago é rodeado por morros com elevações que podem alcançar os 1400 metros de altitude, tornando a paisagem exuberante.
O Lago da Serra da Mesa possui um clima quente e seco no inverno e quente e úmido no verão.  No inverno, as temperaturas mínimas podem alcançar os 14°C  e as máximas  passarem dos 33°C. A menor temperatura possivelmente teria ocorrido em 1975, mas não há registros que confirmem tal fato. Mas de acordo com relatos de registros de temperatura de outras cidades próximas, as mínimas em Niquelândia, naquela época, devem ter ficado entre 8°C e 11°C. No verão há ocorrências de chuvas constantes que podem durar até uma semana inteira devido à umidade amazônica. Há pouca amplitude térmica durante o ano.
O Lago de Serra da Mesa abrange os seguintes municípios: Colinas do Sul, Minaçu, Niquelândia, Uruaçu, Campinaçu e Campinorte.

O maior do mundo fica no Canadá
O Lago Superior é o maior dos cinco Grandes Lagos, e o maior lago de água doce do mundo em extensão territorial (não contando o Mar Cáspio). Localiza-se entre o Canadá (província de Ontário) e os Estados Unidos (Estados de Michigan, Minnesota, e Wisconsin). Com uma área de 82.414 km² o Lago Superior é, ironicamente, o menos densamente habitado dos cinco Grandes Lagos. Cidades importantes no litoral do Lago Superior são Sault Saint Marie e Thunder Bay, em Ontário, Sault Ste. Marie em Michigan e Duluth, em Minnesota.

O maior do Brasil
O lago da hidrelétrica de Sobradinho é maior lago artificial do mundo. Fica no rio São Francisco cercada pelos municípios de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho, que foram inundados pelo enchimento da lago.
Equivalente à distância entre Brasília, no Distrito Federal e Salvador, na Bahia, a Hidrovia do São Francisco é, sem sobra de dúvida, a mais econômica forma de ligação entre o Centro-Sul e o Nordeste do Brasil.

Ver mais de Edição Julho de 2013 Nº 112 - Anápolis 106 anos

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000