Sustentabilidade do futuro já é presente: A sustentabilidade faz parte da filosofia Toyota
Matéria publicada em 11/07/2013, às 13:23:13

Ver mais de Edição Junho de 2013 N° 111 - Brasileiros vão às ruas e obrigam governo a acelerar mudanças

Ver outras Edições


A tecnologia Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria para o armazenamento da energia do Prius que tem várias qualidades a destacar:
- Não requer carga externa.
- Não necessita troca periódica.
- O sistema mantém a bateria carregada de forma automática.
- Elimina carregamentos e descarregamentos bruscos que diminuem a vida útil da bateria.
- Potência máxima 27kW.
- Motor de combustão interna.
 - Motor com quatro cilindros em linha e 1.798 cilindradas.
De estrutura leve e muito compacta o motor a combustão do Prius foi especificamente desenhado para trabalhar em combinação com o motor elétrico. Deste modo procura-se alcançar rendimento de propulsão inigualável por nenhuma mecânica convencional, sendo muito silencioso e de baixa manutenção. Além disso, possui inovações que merecem destaque, como o de ser o primeiro motor a combustão que não requer uma correia auxiliar para mover os acessórios externos, compressor de ar condicionado, bomba de água e direção que funcionam com eletricidade, economizando mais energia.

Motor elétrico
O motor elétrico de 60kW, sincronizado com uma corrente alternada trifásica, de imã permanente e de alto rendimento, em combinação com o motor a gasolina potencializa a aceleração e impulsiona as rodas motoras quando o veículo funciona nesse modo. Durante a frenagem, utilizando os freios regenerativos, o motor elétrico também funciona como um gerador de grande capacidade, transformando parte da energia cinética que se perde nos veículos tradicionais em energia elétrica para carregar a bateria do sistema.

Freios regenerativos
Quando o veículo encontra-se em desaceleração ou freando, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética do veículo em energia elétrica usada para carregar as baterias. Este sistema é particularmente efetivo em recuperar a energia quando circulam por locais onde se produzem acelerações e desacelerações frequentes. Quando se pisa no pedal de freio o sistema coordena o freio hidráulico do ECB (Eletronic Control Braking) e o freio regenerativo, conseguindo recuperar energia ainda que em baixas velocidades proporcionando um gerenciamento de energia mais eficiente.

Transmissão CVT: inovação
A Transmissão Variável Contínua Controlada Eletronicamente, do tipo eletrônica e continuamente variável é consideravelmente menor e mais simples do que uma transmissão convencional; além disso, a CVT permite infinitas trocas de marcha para se adequar a diferentes tipos de condução, tornando o dirigir bem mais prazeroso.
Head up Display
O Prius possui um display superior (HUD) que projeta as principais informações na base do pára-brisa, similar aos aviões de última geração. Assim, o motorista pode ver informações básicas como a velocidade ou monitorar os dados do eco-monitor, sem tirar os olhos da estrada. Este recurso pode ser ativado manualmente.

Design Aerodinâmico
O Prius foi desenvolvido para ser um carro econômico e ecológico. O seu design faz com que ele tenha um índice reduzido de atrito com o ar, fazendo assim com que o consumo de combustível ou energia elétrica seja o mínimo possível. O projeto foi elaborado desde o início pensando nesse design aerodinâmico.

Direção silenciosa
Enquanto está sendo dirigido sem utilizar o motor a combustão, o Prius praticamente não emite ruídos. A bateria elétrica é completamente silenciosa. Além disso, quando está em modo de direção com o motor a combustão, o câmbio CVT faz com que não haja o aumento de ruído comum dos motores com engrenagens tradicionais. O câmbio CVT consiste em uma relação “infinita” de marchas, que faz com que o barulho do motor permaneça praticamente constante.

Ver mais de Edição Junho de 2013 N° 111 - Brasileiros vão às ruas e obrigam governo a acelerar mudanças

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000