Administração: O homem que está modernizando o Detran-Go
Matéria publicada em 11/07/2013, às 12:49:28

Ver mais de Edição Junho de 2013 N° 111 - Brasileiros vão às ruas e obrigam governo a acelerar mudanças

Ver outras Edições

Mineiro de Paracatu, José Taveira Rocha chegou em Goiânia em 1959 para prosseguir com os estudos. Formado em Direito e em Administração Pública, Taveira é o único profissional que ocupou cargos de direção em todas as instituições financeiras do setor público em Goiás. Do início de 2002 até janeiro de 2011, ocupou a presidência da Goiás Fomento (Agência de Fomento do Estado de Goiás), onde foi responsável pela implementação dos sistemas operacionais da instituição que tem crédito levado a 221 dos 246 municípios goianos.

De janeiro de 2011 a maio de 2012, foi presidente do Ipasgo (Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás), sendo responsável pela plena recuperação financeira do órgão.
Desde junho de 2012, preside o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Taveira já promoveu mudanças significativas na estrutura do órgão. Investiu em modernização e moralização e promoveu a consolidação do programa Balada Responsável, que visa reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito com medidas educativas e a fiscalização do cumprimento da Lei Seca. Taveira implantou a prova eletrônica para candidatos à CNH e tem investido pesado em ações educativas e na sinalização de trânsito de municípios do interior.

Com um currículo exemplar, Taveira é considerado o coringa do governo Marconi. Com apenas um ano à frente do Detran, ele faz um balanço positivo, pois assumiu a pasta com a visão de moralizar e modernizar o órgão. Sua gestão implantou no dia 20 de novembro último, a prova eletrônica de Legislação de Trânsito, que além de gerar mais segurança, dá maior celeridade ao processo para renovação, adição de categoria ou mesmo para obtenção da primeira CNH.
O Detran-GO tem investido pesado em tecnologia com o objetivo de revolucionar os serviços prestados via internet e agilizar os atendimentos convencionais. Em julho de 2012, foi inaugurado um novo portal, onde o usuário pode solicitar 21 serviços. Também por meio do site, o usuário pode dar o pontapé para a abertura de processo para obtenção da primeira CNH, fazer orçamento de serviços, consultar multas e gerar DUAs para pagamento de diversas taxas. O próximo passo, que já está em fase avançada, será a instalação de terminais de auto-atendimento em todo o Estado.

Taveira informou que licitou a melhoria do sistema de Tecnologia da Informação do Detran, um processo volumoso em termos financeiro. O sistema atual tem mais de 15 anos e vive oscilando, o que acarreta lentidão nos atendimentos. Esses novos sistemas permitirão acoplar a biometria em todo o processo para obtenção da CNH. Na vistoria veicular, que é um dos grandes gargalos do Detran, temos poucos vistoriadores que fazem um trabalho sobre-humano para atender a frota que não para de crescer. Nesse departamento vai ser implantado uma Central de Emissão de Documentos. que irá, entre outras coisas, impedir que veículos de um município sejam registrados em outro, evitando a evasão de receitas das prefeituras. Isso tudo para modernizar o órgão e colocá-lo como o melhor Detran do país.

O Detran-GO já conta com ações como a Balada Responsável: Eu abraço essa ideia, criada em setembro de 2011, com incentivo do Governo de Goiás e parceria do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Além da Balada Responsável, o Detran investe em ações que visam fomentar o tripé da educação para o trânsito: engenharia, fiscalização e educação. Nesse sentido, tem intensificado as ações que buscam a melhor qualificação do candidato à CNH, o oferecimento de cursos de reciclagem e palestras e a melhoria da sinalização do trânsito. O órgão está levando sinalização horizontal e vertical a 40 municípios do Estado com o programa Goiás Sinalizado. Até o final do ano, outros 52 municípios serão atendidos.

Ver mais de Edição Junho de 2013 N° 111 - Brasileiros vão às ruas e obrigam governo a acelerar mudanças

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000