Gotículas: Salão reúne empreendedores do microcrédito
Matéria publicada em 10/07/2013, às 14:45:05

Ver mais de Edição Junho de 2013 N° 111 - Brasileiros vão às ruas e obrigam governo a acelerar mudanças

Ver outras Edições

Luiz Medeiros presidiu a reunião na presença de Air Ganzarolli
Melhor aprendizagem dos educandos com conteúdos diversificados
Drª. Eliane dos Santos, coordenadora do Laboratório da APAE

Com a finalidade de fomentar o comércio e incentivar as microempresas a Prefeitura de Anápolis realizou o 8º Salão dos Empreendedores de Microcrédito entre os dias 07 e 09 de junho, no Centro Administrativo que objetivou também contribuir para a expansão das microempresas beneficiadas pelo Programa Anápolis aCredita. Foram montados 74 estandes mostrando as novidades na área de confecção, artesanato, móveis, bijuterias, vestuário, calçados, brinquedos e muito mais. O ambiente também ofereceu uma ampla praça de alimentação, atrações culturais e o balcão de informações dos parceiros integrantes do programa. Nesta edição cerca de 20 mil pessoas circularam durante os três dias do evento que já integra o calendário municipal. O Salão de Microcrédito é uma idealização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura com apoio dos seguintes parceiros:

Banco do Povo, Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape), Agência de Fomento de Goiás, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Go), Banco do Brasil, Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Câmara de Dirigentes Lojistas de Anápolis (CDL), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), Sindicato de Comércio Varejista de Anápolis (Sincovan) e Governo de Goiás.   

ACIA busca microemprededores
Durante reunião da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), realizada no dia 12/06, um dos assuntos enfocados foi a importância de se buscar empresários de pequeno porte para participarem dos quadros da entidade. De acordo com o presidente Luiz Medeiros Pinto, a economia brasileira tem nos micros e pequenos empreendedores, mais de 70 por cento de sua força. “Em Anápolis não é diferente. Temos centenas deles que podem, e devem, participar conosco, como membros da ACIA”, disse e revelou: “Uma equipe está sendo formada para manter contatos efetivos junto a esses pequenos empresários, notadamente no Centro Comercial de Ambulantes (Camelódromo) e outros núcleos onde eles se concentram. A ACIA pretende convencê-los da importância de se formalizarem, tendo CNPJ e demais documentações para participarem dos benefícios facultados em lei, como aposentadoria, auxílio doença, licença maternidade e outros”. Segundo Medeiros, nos primeiros contatos observou-se boa receptividade por parte dos micros e pequenos empresários.

Educação: Goiânia é destaque nacional
Para ampliar a aprendizagem e garantir o mínimo de sete horas diárias de atendimento pedagógico, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve, desde 2008, o Programa Mais Educação. A iniciativa é destaque na rede municipal de Goiânia e presta atendimento a 14 mil educandos que recebem três refeições diárias em 108 instituições nas diversas regiões da capital, o que equivale a 64% das escolas. O programa representa uma política conjunta dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ciência e Tecnologia, Esporte, Meio Ambiente, Cultura e a Secretaria Nacional da Juventude. Entre os mais de cinco mil municípios cadastrados no país, Goiânia está em quinto lugar em números de escolas cadastradas e com avanço considerável no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dessas instituições. De acordo com a secretária Neyde Aparecida, as ações e experiências de Goiânia são destaques em todo país: “Somos uma capital com números significativos do Programa Mais Educação e isso é bem visto aos olhos tanto do MEC”.

Produtores e governo comemoram Dia Mundial do Leite
Produtores de leite, presidentes de sindicatos e federações relacionadas ao setor agropecuário e o governador Marconi Perillo comemoraram, no dia 05/06 no Palácio das Esmeraldas, o Dia Mundial do Leite (1º de Junho). O governo recebeu doação de 60 mil litros de leite do Sindicato de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Goiás (Sindleite) para repassar à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) que, por sua vez, destinará o alimento às 600 entidades filantrópicas cadastradas na entidade. O presidente da Faeg, José Mário Schreiner e o presidente do Sindleite, Joaquim Guilherme Barbosa lembraram a trajetória de crescimento da produção goiana – que hoje ocupa a 4ª posição no ranking de estados produtores de leite – a partir dos incentivos  proporcionados pelo governo estadual.

Dia Nacional do Teste do Pezinho
Apae é referência nacional

A data, 06 de Junho, foi instituída pelo governo Federal para salientar a importância do exame, que detecta uma série de doenças que podem afetar o desenvolvimento da criança. O Teste do Pezinho é um exame feito a partir de gotas de sangue tiradas do calcanhar do bebê e deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida. O exame é obrigatório, gratuito e um direito da criança estabelecido por lei. Em Goiás a Apae Anápolis é o Serviço de Referência em Triagem Neonatal e realiza o Teste do Pezinho para todos os recém-nascidos goianos desde 1994, tendo triado até hoje mais de 1 milhão de bebês. Além do Teste do Pezinho Padrão, garantido pelo SUS, o Laboratório da Apae realiza outras versões do exame, podendo rastrear quase 50 patologias. Com o objetivo de fazer promover uma reformulação no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), com melhorias no Teste do Pezinho, a Secretaria de Atenção à Saúde do MS assinou em março do ano passado Termo de Cooperação com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para realização de um diagnóstico da triagem neonatal e elaboração de um plano de ação para cada um dos estados do País visando alcançar, até 2014, um nível de excelência em triagem neonatal no Brasil. A coordenadora do Laboratório da APAE, Drª. Eliane Pereira dos Santos, faz parte da equipe responsável pela reformulação do programa. Segundo ela o trabalho está centralizado na UFMG por se tratar do órgão público que é serviço de referência em Minas Gerais, oferecendo atendimento de altíssima qualidade.

Ver mais de Edição Junho de 2013 N° 111 - Brasileiros vão às ruas e obrigam governo a acelerar mudanças

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000