Nutrição: Suco ou refrigerante?
Matéria publicada em 27/11/2012, às 15:08:41

Ver mais de Edição Outubro de 2012 Nº 104 - Aeroporto de Cargas de Anápolis: O modal que faltava

Ver outras Edições

Refrigerante é uma alimento fabricado industrialmente, à base de água mineral e açúcar,  contendo edulcorante, extratos ou aroma sintetizado de frutas ou outros vegetais e gás carbônico. Seu consumo não traz nenhum beneficio para o corpo e, em exagero, a bebida engorda e pode até causar problemas gástricos. Recomenda-se o consumo das bebidas dietéticas, sem restrição de idade, uma vez que o refrigerante é hoje um dos grandes motivos da obesidade infantil, podendo aumentar em ate 70% a circunferência abdominal, prejudicar os dentes e, se a bebida contiver cafeína, poderá causar insônia. Não é recomendável o consumo diário de refrigerante que, sendo pobre nutricionalmente é considerado um produto com calorias vazias, Não há estudos conhecidos relatando a ligação entre o consumo de refrigerante e o aparecimento de celulite, mas uma dieta rica em gorduras e açúcares - ingredientes dos refrigerante - pode sim, estar relacionada a um dos maiores tormentos na vida das mulheres.Os refrigerantes dietéticos, não contem açúcar, porém, apresentam quantidade calórica menor que a do suco de frutas, sendo então um impasse que, nutricionalmente, nada acrescenta.

Suco natural - aquele feito da fruta ou de sua polpa - oferece vários benefícios à nossa saúde. O maior destaque, contudo, está no fato de ser o suco de frutas e verduras, comprovadamente, uma fonte riquíssima e de melhor aproveitamento de nutrientes (vitaminas, proteínas, entre tantos outros). O suco é uma  bebida de grande importância no auxilio de várias doenças, auxilia nas funções laxativas, diuréticas e depurativas e também  melhora  a pele.

Não é recomendado em exagero devido a seu valor calórico, podendo influenciar no controle do peso. Diabéticos, por exemplo, precisam reformular sua dosagem na alimentação para então poder ingerir suco de forma mais moderada. Os mais recomendados são os sucos naturais. Os industrializados contêm alto teor de conservantes. Os sucos podem ser importantes, tanto para elevar o peso quanto para reduzi-lo, dependendo dos ingredientes, quantidade ingerida e combinações. Independente da polêmica, o que acaba prevalecendo é o gosto e a vontade de cada um. Na Los Pampas Churrascaria há a opção de escolha entre as diversas variedades de sucos e refrigerantes. Saúde!

Ver mais de Edição Outubro de 2012 Nº 104 - Aeroporto de Cargas de Anápolis: O modal que faltava

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000