Comércio Exterior: Anápolis é o município goiano que mais importou em 2011
Matéria publicada em 27/01/2012, às 20:44:20

Ver mais de Edição Dezembro de 2011 Nº: 94 - O segredo da expansão nacional da Babioli

Ver outras Edições

A Prefeitura de Anápolis investe pesado em infraestrutura e reforça o potencial econômico e logístico da cidade. O reflexo dessa política empregada pela atual administração resulta em números de destaque nacional. O exemplo mais recente desse trabalho é demonstrado pelos números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que aponta Anápolis como o município goiano que mais importou em 2011.
Os dados do MDIC, divulgados dia 16/01, revelam que Anápolis teve no ano passado um crescimento de 26% nas importações quando comparado a 2010. O município atingiu um valor superior a US$ 3,169 bilhões nesse tipo de movimentação.
Segundo informações divulgadas, os dez maiores municípios em termos de importação em Goiás em 2011 foram: 1º Anápolis, 2º Catalão, 3º Goiânia, 4º Aparecida de Goiânia, 5º Rio Verde, 6º Itumbiara, 7º Jataí, 8º Nerópolis, 9ºAlto Horizonte, 10º Palmeiras de Goiás. O secretário de municipal de Desenvolvimento Econômico, Mozart Soares, explicou que esse crescimento se deve à expansão da indústria, em especial a aquisição de insumos para indústria farmacêutica e automobilística. De acordo ainda com o secretário, outro setor que contribui com esta expansão foi o de logística. “Anápolis vive um grande momento, em especial, na sua economia. Estes números são os reflexos da boa administração”, afirma.

Destaque nacional
O crescimento nas importações ainda colocou Anápolis em posição privilegiada nacionalmente. O município é o 16º no ranking das cidades brasileiras, ficando a frente inclusive do Distrito Federal.
O aumento das exportações na cidade também merece destaque. Em 2011 o valor das exportações atingiu o saldo de U$ 254,084 milhões. Em comparação com o ano anterior, o crescimento foi de 397,7%. “Não tínhamos bem definida a cultura de importação e exportação no município. Nos últimos anos esse trabalho ganhou novos contornos e já temos colhido bons resultados, inclusive dando mais equilíbrio à balança comercial”, enfatiza o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. Anápolis atingiu a 5ª colocação entre os municípios goianos que mais exportaram. O resultado foi alavancado pelo setor de agronegócios e minérios.

Porto Seco
O trabalho desenvolvido pelo Porto Seco Centro Oeste é ressaltado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico. Segundo ele, a estação aduaneira faz um trabalho de excelência e tem atraído cada vez mais empresas para utilizar o terminal instalado em Anápolis, contribuindo assim para o bom quadro econômico do município.

Ver mais de Edição Dezembro de 2011 Nº: 94 - O segredo da expansão nacional da Babioli

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000