Corpo : Postura correta é fator de saúde
Matéria publicada em 08/12/2011, às 16:42:05

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Ginástica laboral número de adeptos é cada vez maior

Em 13/10 comemora-se o Dia do Fisioterapeuta. Escolhemos essa data para fazer um alerta: às vezes não nos damos conta de que passamos a maior parte do dia trabalhando mal posicionados, completamente inconscientes da nossa postura. Nos transformamos em uma máquina, reduzimos todo nosso corpo a uma grande cabeça cheia de preocupações e vamos automaticamente desempenhando nossas tarefas, com o único foco de dar conta de tudo. O resultado disso ao longo do tempo é um corpo bloqueado, cansaço extremo e noites mal dormidas, condições básicas para o surgimento de dores crônicas e doenças relacionadas ao trabalho.

Atenção
Passar a prestar atenção na nossa postura diária não custa muito, garante melhor desempenho no trabalho, nos poupa energia física e deixa a mente mais acordada. O primeiro passo para ganhar boa consciência corporal é praticar qualquer atividade física. Aquela que faz você se sentir bem e dê prazer. Quando nos exercitamos ficamos mais próximos do nosso corpo e ouvi-lo e respeitá-lo fica mais fácil. O segundo passo é cuidar para que o corpo não “desmorone na cadeira” ou que não tensionemos demais os músculos e articulações nas atividades diárias. A seguir, algumas dicas básicas para cuidar da sua postura: 
                                                                                       
Maneira correta de se sentar: Ao sentar-se certifique-se de que está sentado sobre os ísquios (os dois ossos pontudos da bacia, que ficam na transição entre os glúteos e o púbis). Quando estiver sentado na cadeira os pés devem ter um apoio firme no chão. Se você não alcançar apoie os pés num banquinho pequeno, ou numa pilha de livros, o importante é que os joelhos fiquem num ângulo de 90 graus. Isso ajuda a não sobrecarregar a coluna lombar.
                                                                                                                         
Altura correta da mesa e da cadeira: A altura da mesa e cadeira estarão boas para você se os antebraços ficarem apoiados sobre a mesa ou o teclado do computador sem estarem muito encolhidos, ou muito distantes. O importante é que os ombros fiquem confortáveis, sem tensão e, principalmente, longe das orelhas.

Visão do monitor:  A altura dos olhos em relação à tela do computador é outro fator muito importante. Os olhos devem alcançar a tela sem que você precise abaixar ou levantar o pescoço. Ao longo do dia isso causaria contrações desnecessárias e dores na cervical e maxilar. A tela do computador deve ter uma luminosidade adequada e as máquinas mais antigas geralmente pedem o uso de filtro sobre a tela para não estressar os olhos.

Alongamento: Faça pequenas pausas de pelo menos cinco minutos a cada hora de trabalho. Levante-se, mexa-se e alongue pescoço, braços e as mãos para desfazer as tensões.

Mais dicas: Certifique-se de que a temperatura do ambiente esteja agradável, com boa iluminação, sem lâmpadas piscando. Veja também se a ventilação está adequada e se o nível de ruído no ambiente está dentro do aceitável. Tudo isso interefere no conforto físico necessário para desempenhar o seu trabalho. Nunca deixe de atender às suas necessidades fisiológicas, não segure demais antes de ir ao banheiro, nem deixe a fome apertar constantemente. Poucas coisas fazem tão mal à nossa saúde quanto isso. Parece um absurdo mencionar este item, mas é cada vez mais comum no mundo corporativo as pessoas “não terem tempo de ir ao banheiro” ou passarem longos períodos sem se alimentar. Evite ao máximo almoço de negócios, reuniões de pauta ou qualquer coisa do tipo durante as refeições. Neste horário sua mente e seu corpo devem descansar, focar apenas nos sentidos e guardar sua energia para a boa digestão dos alimentos, fato fundamental para a boa disposição e saúde.

Ginástica Laboral
Realizada no local de trabalho, a ginástica laboral é uma prática dirigida e assistida de exercícios físicos diários de curta duração e dinâmicas de integração a partir do estudo de ergonomia em seu ambiente profissional. O objetivo principal é alcançar o equilíbrio entre corpo e mente, relaxando a parte física e renovando o espírito e a vontade de cada pessoa. Com a ginástica laboral você estará garantindo benefícios tanto para seus colaboradores, como para sua própria empresa.

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