Saúde Bucal: Benefícios da Implantodontia
Matéria publicada em 07/11/2011, às 14:41:34

Ver mais de Edição setembro de 2011 - Não há outra saída

Ver outras Edições

Dr. Wilson Martinez Júnior ( CRO 4775 )


Graduado em odontologia em 1995.
Atua nas especialidades de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Implantodontia desde 1997.
Ampla experiência na solução de casos complexos envolvendo reconstruções ósseas, cirurgia ortognática, implantes zigomáticos, carga imediata em implantes entre outros.
Pioneirismo
Pioneiro em Anápolis no emprego da técnica de analgesia inalatória e sedação consciente com oxigênio e óxido nitroso, ideal para pacientes com medo e ansiedade de tratamentos odontológicos.
Ministrador de cursos nas áreas de Implantodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial. Participando, como coordenador, dos cursos de especialização em Implantodontia e Atualização em Cirurgia Bucomaxilofacial da ABO – Regional Anápolis.
Mestre e especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Me. USC – Bauru/SP e Esp. USP – Bauru/SP.
Especialista em Implantodontia, com formação pela APCD – Araçatuba/SP. Curso de Novas Tecnologias aplicadas à Implantodontia – Biomet 3i Palm Beach – Flórida/EUA e Columbia University College of Dental Medicine – Nova York/EUA – Doutorando em Implantodontia - USC – Bauru/SP.

Dr. Wilson Martinez, o que são implantes dentais?
Os implantes dentais são raízes artificiais que são colocadas (implantadas) no osso mandibular ou maxilar, criando uma base sólida sobre a qual se pode efetuar tanto restaurações individuais, como próteses parciais ou totais e que funcionam de formas exatamente iguais aos nossos dentes.

Como saber se sou um bom candidato para realizar um tratamento com implantes dentais?
Se sua resposta for sim para alguma das seguintes perguntas, você pode se considerar um possível candidato ao tratamento com implantes.
* Faltam todos os dentes ou algum deles?
* Tem dificuldades com sua dentadura, porque ela o incomoda, machuca ou em geral causa desconforto por ser removível e não estar ligada de forma fixa a sua boca?
* Se sente inseguro com o seu sorriso?
* Possui algum defeito oral congênito ou lhe falta alguma parte de sua boca devido a um traumatismo ou cirurgia?
* Você não consegue saborear com sua família e amigos um bom almoço ou churrasco?

Qual a idade para realizar tratamento com implantes?
A idade não é um fator determinante na avaliação de um candidato a receber implantes, porém, é recomendado não realizar o tratamento antes da faixa de 16 – 18 anos ou até que o crescimento maxilar se tenha completado. Os pacientes totalmente desdentados, com idade avançada, são os que mais precisarão das vantagens da implantodontia. A quantidade e a qualidade de seu osso maxilar serão alguns dos parâmetros que nós iremos avaliar.

Que benefícios me trariam os implantes?
Os implantes podem repor a perda de um dente natural sem a necessidade de desgastar os dentes adjacentes para a preparação de uma ponte. Em muitos casos, podem ser colocados implantes para suportar uma prótese fixa e, assim, evitar a utilização de próteses removíveis. Devido ao fato das pontes permanecerem firmes em sua posição, não criam situações tão comuns como irritação das gengivas e a dor causada pelas próteses removíveis ou totais. Além disso, como já foi comentado, uma das vantagens dos implantes é evitar a sobrecarga dos dentes remanescentes, aumentando o número de pilares. Dessa forma, não só a prótese, como também todos os dentes sofrerão menos sobrecarga, tendo assim uma vida mais longa.

É um tratamento doloroso?
Não. Apesar do medo ancestral que alguns têm de ir ao dentista, hoje a população em geral é consciente de que um tratamento dental elimina ao máximo as possíveis dores. Embora, não seja errado considerar que, para muitos, a visita ao dentista não constitui o programa mais divertido para se fazer durante o dia. Um tratamento com implantes exige um pequena intervenção cirúrgica, pórem as dores que isso pode ocasionar são perfeitamente controláveis. No geral, elas não são maiores do que as produzidas pela extração de um dente molar. Disponibilizamos no CCI o serviço de anestesiologia. Assim, qualquer procedimento pode ser realizado sob sedação, ou seja, sem dor.

Ver mais de Edição setembro de 2011 - Não há outra saída

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000