Saúde pública: Saúde da Família divulga estatísticas dos atendimentos de 2009
Matéria publicada em 04/06/2010, às 20:44:09

Ver mais de Edição Abril 2010 - Na juventude a esperança de salvação do planeta

Ver outras Edições

O ESF, que substituiu o PSF, presta atendimento também a pacientes não cadastrados

A Coordenação da Estratégia Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis realizou a análise dos dados sobre os atendimentos prestados no município.

A Estratégia Saúde da Família é a reformulação do nome Programa Saúde da Família (PSF) que sofreu alteração devido ao caráter permanente que a Saúde da Família passou a ter, o que vai além de um programa que prevê início e fim.

A comparação dos dados foi feita com o ano anterior (2008). “Os pontos positivos no ano de 2009 foram o aumento na Saúde Bucal com a contratação de mais cirurgiões dentistas e as visitas dos agentes de saúde aumentaram mantendo a mesma quantidade.
Conseguimos atingir o percentual de 94% dos casos resolvidos pelo ESF”, declarou a médica Marlene Gomes de Almeida, coordenadora do ESF em Anápolis. O Programa de Saúde da Família, como foi originalmente chamado, foi criado pelo Ministério da Saúde e implantado em Anápolis em 2001, iniciando seus atendimentos em 2002.
O Programa de Agentes Comunitários (PACS) foi implantado logo depois, em 2003, diferente do que foi implantado nacionalmente onde o PACS foi instituído antes do PSF.

Cadastro
O ESF atende somente pessoas cadastradas nas áreas de atuação de cada equipe, mas recebe qualquer paciente não cadastrado nos seus postos em caso de urgência em obediência às normas do Ministério de Saúde que exigem resolutividade, ou seja, a resolução dos problemas de saúde dos pacientes deve chegar ao percentual de 85% dos casos.

O ESF em Anápolis cobre 53% da área total, o equivalente a 174.763 pessoas, dividas em 30 micro áreas. O Programa de Agentes Comunitários (PACS) cobre 16% da cidade, o que equivale a 54.144 pessoas cadastradas. O ESF presta atendimento médico, em enfermagem e odontológico, visitas domiciliares e campanhas de prevenção e educação em saúde. O PACS realiza visitas domiciliares diariamente e promove ações de educação em saúde.
A meta de cobertura é de 100% da população de Anápolis.

Ver mais de Edição Abril 2010 - Na juventude a esperança de salvação do planeta

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000