Chapada dos Veadeiros: O Parque Nacional que cria uma saudável integração do homem com a natureza
Matéria publicada em 04/06/2010, às 17:31:05

Ver mais de Edição Abril 2010 - Na juventude a esperança de salvação do planeta

Ver outras Edições

Uiter Araújo e Arlan Soares: amizade resultante de algo em comum, o amor pela natureza

Uiter Gomes de Araújo, foi o primeiro guia turístico do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde ajudou a desenvolver projeto de turismo que serviu de referência para o desenvolvimento do setor na Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Guimarães (MT), Bonito (MS) e também em Pirenópolis, Três Ranchos, São Domingos e Caiapônia (GO).
"O objetivo permanente é buscar o turismo de natureza, numa verdadeira comunhão através das caminhadas, traking, canionismo e dos banhos de cachoeira.
Acreditamos que o Ecoturismo é o turismo do bem estar, da saúde, da aproximação do homem com a natureza onde sempre podemos aprender um pouco mais", disse Uiter Araújo, ex-vereador e ex-prefeito de Alto Paraíso (GO).

Exemplo de preservação
Em 1989, numa iniciativa inédita no Brasil, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi fechado por um ano e, nesse período, houve uma capacitação dos garimpeiros treinando-os para exercerem a função de guias turísticos.
O projeto deu certo e em Alto Paraíso fundou-se a primeira associação de guias locais do Brasil. "O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é exemplo de preservação e respeito à natureza pelos turistas e nativos e costumamos dizer que cuidamos mais do parque do que do quintal da nossa casa", frisou o empresário do ramo da gastronomia.
Uiter Araújo é proprietário da Canela D'Ema Pizzaria, foi o vereador mais novo e mais bem votado da história de Alto Paraíso, onde também foi prefeito conseguindo, em quatro anos, alocar recursos da ordem de R$ 25 milhões e atrair três universidades (UNB, UFG e Unitins).

"Investimos muito em educação, saúde e  infra-estrutura visando preparar o município para receber o turismo, assim como ocorre com Caldas Novas e Pirenópolis, municípios que já estão com toda a infra-estrutura preparada pra receber o turista.

Berço das águas
Em Alto Paraíso não se tem como desenvolver a agropecuária, até porque 98% de cerrado de altitude estão localizados na Chapada dos Veadeiros, o berço das águas.
"Hoje temos 160 atrativos catalogados, 130 deles já abertos para visitação, dentre cachoeiras, canions, águas quentes, corredeiras, escritas rupestres e tantas outras", ressaltou Uiter Araújo, filho de dona Nenzinha, proprietária de uma das mais tradicionais atrações turísticas de Alto Paraíso, o Restaurante e Pousada Nenzinha. Recentemente, Uiter Araújo iniciou a produção de geleias exóticas a partir de frutos do cerrado como mangaba, siriguela e araticum e também geléia de pimenta, gengibre e outros, "uma fórmula que casa preservação e bom gosto gastronômico", concluiu.

Ver mais de Edição Abril 2010 - Na juventude a esperança de salvação do planeta

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000