Moderador de peso: Koubo: o doce que emagrece
Matéria publicada em 04/06/2010, às 15:42:26

Ver mais de Edição Abril 2010 - Na juventude a esperança de salvação do planeta

Ver outras Edições

Fruta que promete revolucionar as dietas
Koubo
Farmácia Naturalis

Se você é do tipo que vive de olho na balança, precisa se esforçar muito para não cometer o pecado da gula e não resiste a uma barra de chocolate, então pode comemorar que vem novidade por aí: está chegando ao mercado um novo fitoterápico, chamado Koubo, que pretende solucionar estes "probleminhas".
O primeiro moderador de apetite fitoterápico patenteado do mercado brasileiro para auxílio na perda de peso é um extrato da cactácea Cereus sp, com ação na redução do apetite, principalmente, doces, e controle do peso. Conhecido como o ''doce do deserto'' o Koubo é uma suculenta e deliciosa fruta, muito popular no agreste brasileiro, utilizada amplamente na culinária do norte e nordeste do país em preparações doces, como compotas e geléias.

Propriedades
Estudos científicos e testes laboratoriais, realizados pelo Grupo Pharmacopéia CIL (Brasil), constatou que o Koubo possui propriedades importantíssimas no processo de emagrecimento. Verificou-se que o extrato da fruta, ingerido em cápsulas, diminui a vontade de comer doces e atua como moderador natural de apetite devido sua propriedade sacietogênica (aumenta a sensação de saciedade). O ''o doce que emagrece'' ainda favorece a quebra e a eliminação de moléculas de gorduras localizadas. 

AÇÃO LIPOLITÍCA E MODERADORA DO APETITE
A fruta é uma delícia, porém o Koubo é um extrato balanceado, entre diversas partes da planta (flor, fruta e caule) e, por isso, suas propriedades e funcionalidade emagrecedora vem da utilização do extrato encapsulado.

O Koubo é rico numa série de substâncias, das quais, podemos citar os responsáveis pela moderação do apetite (tiramina), redutor de medidas e queima de gorduras (n-metiltiramina), redutor de colesterol-LDL (omega 6 e 9), diurético (betalaina e indicaxantina) e antioxidante (vitamina c).

O Koubo age no metabolismo, estimulando a quebra do glicogênio em glicose e, consequentemente, aumenta a liberação de insulina, promovendo saciedade e disponibilizando energia.

Favorece a eliminação de gordura pois ativa um hormônio do nosso organismo, chamado GLUCAGON, que é responsável pela disponibilização da energia armazenada no corpo, em outras palavras, o Koubo estimula o organismo a utilizar suas próprias reservas energéticas (açúcares e gorduras) além de inibir o apetite, principalmente, a vontade de comer doces. 

LIPOGÊNESE: Os carboidratos são os componentes mais abundantes e amplamente distribuídos entre os alimentos. Quando ingeridos, são metabolizados e transformados em glicose –  energia para as células que, se não utilizada, é armazenada no fígado e músculos em forma de glicogênio.

Quando há baixa concentração de glicose disponível no organismo essa reserva é  ativada, liberando o glucagon - hormônio que faz a quebra do glicogênio em glicose – acelerando o metabolismo celular.
A obesidade é resultado de um consumo maior de carboidratos em relação ao que o corpo utiliza.
Quando essas reservas não são utilizadas, transformam-se em gordura no tecido adiposo.

REGULADOR DOS NÍVEIS LIPÍDICOS
Suas fibras de cadeia curta são capazes de absorver gorduras, agindo como uma “esponja” no trato digestivo, além de auxiliar na produção do bolo fecal.
Este efeito é atribuído à absorção de ácidos biliares, após sua desconjugação pelas bactérias intestinais, sendo excretado pelas fezes, diminuindo o pool de ácidos biliares no ciclo enterohepático; e aos ácidos graxos de cadeia curta, produzidos pela degradação bacteriana das fibras no cólon, os quais, também inibem a síntese de colesterol hepático e incrementam a depuração de LDL.

O Koubo apresenta uma alta concentração de ácidos graxos insaturados que teem um importante papel na manutenção da saúde cardiovascular, por melhorar o perfil lipídico.
O OMEGA 6 é um ácido graxo poliinsaturado do qual existe consenso de seu efeito na redução dos níveis de colesterol, o que contribui para a saúde cardiovascular.

O OMEGA 9 é um ácido graxo monoinsaturado que participa do metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese dos hormônios. Estas características o colocam como auxiliar no tratamento da Syndrome X e regulador dos níveis lipídicos no sangue.

Ação diurética e antioxidante
Atribui-se efeitos diuréticos à betalaína e indicaxantina presentes no extrato de Koubo, contribuindo para a perda de peso devido à eliminação de líquidos em excesso e de toxinas, ao mesmo tempo em que preserva e repõe os minerais. O uso contínuo contribui na redução de peso e das dietas alimentares.

O extrato apresentou significativo teor de vitamina C, 92,3mg/100g, o que ajuda a preservar as células contra danos oxidativos e, ao mesmo tempo, aumenta a concentração plasmática de outros antioxidantes. 

INDICAÇÕES
* Moderador natural do apetite;
* Redutor de medidas
* Lipolítico;
* Hipocolesterolêmico;
* Diurético;
* Antioxidante.

Devido sua propriedade hiperglicemiante não deve ser utilizado em pessoas com diabetes e só deve ser manipulado mediante prescrição e quantidade médica. Concentração de uso: 200mg uma hora antes das principais refeições.


Drº. Leonardo de Assis Pimenta
Drª. Daniela Rodrigues dos Reis
Drª. Marcione de Faria Bessa

Membros do Corpo Técnico
da Farmácia Naturalis

Ver mais de Edição Abril 2010 - Na juventude a esperança de salvação do planeta

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000