Destaque na área da saúde: O reconhecimento como estímulo e motivação
Matéria publicada em 04/06/2010, às 15:16:26

Ver mais de Edição Abril 2010 - Na juventude a esperança de salvação do planeta

Ver outras Edições

Irmã Rita e Luiz Medeiros em recente homenagem

A Federação Brasileira de Administradores Hospitalares – FBAH realiza, no dia 24/05, o 11º Jantar em Homenagem ao Administrador Hospitalar. Na ocasião será entregue o Prêmio Cherubin à Drª. Maria da Glória Fernandes Coelho – Irmã Rita, em reconhecimento ao seu extraordinário trabalho na área da saúde. O convite à Irmã Rita veio assinado pelos diretores da entidade promotora do evento.
Agradecimento
A Irmã Rita Cecília, comovida com a homenagem, revelou: "O reconhecimento a um trabalho feito com amor e desprendimento, nos motiva a continuar em frente, nos estimula e reforça nosso coração que se torna cada vez maior na justa causa de amparo a quem necessita de nosso trabalho. Muito obrigado".

Uma instituição que fomenta a saúde:
A Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, fundada em 26 de fevereiro de 1971 com o nome de Colégio Brasileiro de Administradores Hospitalares, teve como idealizador o Pe. Niversindo Antônio Cherubin que iniciava as práticas para a fixação de um currículo mínimo para a formação superior do administrador hospitalar através de cursos regulares de graduação.
Para dar respaldo a esta iniciativa, o Pe. Niversindo Antônio Cherubin, então Presidente da Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo e Secretário Executivo da Federação Brasileira de Hospitais, reuniu as entidades mais representativas da área hospitalar e propôs a criação da entidade, cujos estatutos redigiu e foram aprovados.

As instituições convidadas e que subscreveram a criação da nova entidade, foram: Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo, Sociedade Beneficente São Camilo e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisas Hospitalares. Mais de 200 profissionais prestigiaram o evento que contou com personalidades expressivas da área, além de diversas autoridades de órgãos públicos e instituições privadas.

Atuação
Logo após sua criação e utilizando a Federação Brasileira de Administradores Hospitalares como bandeira, o Pe. Niversindo Antônio Cherubin iniciou a árdua e longa tarefa de obter do Conselho Federal de Educação e do Ministério da Educação e Cultura, a fixação de um currículo mínimo para a criação das faculdades de administração hospitalar.

O trabalho em apreço foi apresentado em nome do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e de Pesquisas Hospitalares - IPH, fundado pelo arquiteto Dr. Jarbas Bella Karman e que tinha como Presidente o Dr. Cícero Aurélio Sinisgalli. O currículo mínimo foi aprovado pelo parecer n.º 18 de 12 de Julho de 1973.
No dia 06 de Dezembro de 1973, o Presidente da República, pelo Decreto n.º 73.264, autorizava o funcionamento, para o IPH, da primeira Faculdade de Administração Hospitalar da América do Sul.

Código de ética
Nos primeiros cinco anos de existência, a Federação criou o Código de Ética do Administrador Hospitalar Profissional e publicou o 1.º cadastro Brasileiro de Administradores Hospitalares, além de implantar nas atividades e entidades de saúde do Brasil, o modelo ideal da administração hospitalar.
Em 1975 a Federação Brasileira de Administradores Hospitalares realizou o I Congresso Brasileiro de Administradores Hospitalares, no anfiteatro do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, com a presença de 141 profissionais. Após este, organizou a cada ano um Congresso de Administração Hospitalar em âmbito Nacional até 2001 quando comemorou a realização do seu 25.º Congresso, com absoluto sucesso.

A FBAH, preocupada em fomentar a manutenção e recuperação da saúde das pessoas, procura criar um ambiente administrativo dos mais saudáveis dentro dos hospitais com a interação mais intensa possível entre seus numerosos e diversificados profissionais.


Às Irmãs do Convento Menino Jesus

Prezadas Irmãs

É com grande honra e satisfação que informamos que a Irmã Rita foi indicada para receber o Prêmio Cherubin, criado para homenagear líderes e personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento da área da saúde, especialmente no aprimoramento da gestão desse serviço.
A contribuição da Irmã  Rita, por meio de notório desempenho na área de gestão dos serviços de saúde é muito relevante e precisa ser valorizada, reconhecida e servir de inspiração para outros profissionais.
Para seu conhecimento, o Prêmio Cherubin existe há mais de dez anos, com o aval da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares – FBAH e de outras importantes e representativas entidades do setor.

A FBAH e seus parceiros se sentirão extremamente honrados com a presença da Irmã Rita naquele evento, para que possamos outorgar-lhe este prêmio.

Atenciosamente,

Paulo Roberto Segatelli Câmara
Presidente da FBAH 
Márcio Moreira
Superintendente Executivo da FBAH

Ver mais de Edição Abril 2010 - Na juventude a esperança de salvação do planeta

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000