Proteção da fauna: Projeto monitora fauna do Rio Araguaia
Matéria publicada em 04/06/2010, às 12:24:23

Ver mais de Edição Abril 2010 - Na juventude a esperança de salvação do planeta

Ver outras Edições

Foi cumprida entre os dias 04 e 08/05 mais uma etapa do Projeto Araguaia. Na ocasião foram realizados os testes essenciais para o planejamento da pesquisa com uma das mais importantes espécies de peixe do Rio Araguaia, o bagre gigante piraíba (foto).

Como o implante de rádios em piraíba nunca havia sido realizado, foi necessário ajustar alguns protocolos de pesquisa antes da execução desta fase, explicou Leandro Silveira, presidente do Instituto Onça Pintada.
Nesta atividade, desenvolvida próximo à foz do rio Cristalino, uma piraíba de 1.80m foi capturada, equipada com um radio-transmissor e liberada no local.

A partir da implantação dessa tecnologia será possível conhecer os hábitos ecológicos dessa espécie, que é a maior predadora do canal do Rio Araguaia.
Ao longo da pesquisa, cinco espécies de predadores e bioindicadores terão prioridade para serem monitoradas: a piraíba, o jacaré-açu, a ariranha, o boto e a onça-pintada.

A pretensão dos idealizadores do Projeto Araguaia - Instituto Onça-pintada, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Sócio-Ambiental, Earthwatch Institute e IBAMA é contribuir para implementação e manutenção de um corredor de biodiversidade entre as nascentes do Araguaia e a represa da hidrelétrica de Tucurui.

Ver mais de Edição Abril 2010 - Na juventude a esperança de salvação do planeta

Ver outras Edições

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados.

A Revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

Rua Benjamin Constant, 2018 - Centro / Anápolis-GO

Telefones: (62) 3311-3489 / 3706-8000