Preço ou qualidade?: Por Dijan de Barros: Uma abordagem coerente sobre a relação empresa/consumidor.
Matéria publicada em 14/05/2010, às 13:37:27

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Dijan de Barros é correspondente da Revista Planeta Água em Mato Grosso do Sul

O que é mais importante, preço ou qualidade?
Que pergunta complicada, hein? No seu negócio, o que é mais importante? Você saberia me dizer? Pois bem, existem empresas que trabalham apenas com preço, como existem empresas que trabalham com qualidade.

Também é correto afirmar que existem empresas que buscam o equilíbrio entre as duas pontas. A pergunta que mais escuto ultimamente é: "Qual é a melhor estratégia para se vender mais?".
O que você acha?
Vai aí uma dica importante para você e seu negócio: Não existe regra nem receita de sucesso; existe, sim, uma palavra que determina se você poderá alcançar o sucesso: Trabalho! Acredite.
Quem trabalha com honestidade, satisfação e disciplina já está no caminho certo.

A seguir, os sete pontos importantes que você deve conhecer para ter sucesso no seu negócio: Conheça seus produtos, serviços, formas de pagamento, os pontos a melhorar, os pontos fortes, seus concorrentes (preços e estratégias) e conheça, antes de tudo, o seu cliente. Conhecendo e dominando estes sete pontos no seu negócio, você terá uma visão estratégica, podendo assim partir para o PEV – Planejamento Estratégico de Vendas. O que é isso? Explico: Este é o seu mapa ou plano de voo.

Todo piloto, antes de fazer uma viagem, verifica as condições da aeronave, testa seus componentes e equipamentos, depois verifica o clima e condições do tempo, tanto de seu ponto de origem quanto do destino; verifica o plano de voo e, somente depois de todos os itens devidamente analisados é que ele inicia a viagem. Para se montar uma equipe de vendas, não é diferente.

Teremos que passar por cada etapa e, da seleção ao laboratório de vendas, tudo deve ser analisado exaustivamente. Montar a equipe de vendas é apenas uma das etapas que devemos cumprir até definir o que é mais importante: Preço ou Qualidade? Vamos fazer um pequeno teste. Imagine-se acordando no meio da noite, com o seu filho resfriado, sofrendo uma terrível crise de tosse. Você vai até a caixa de remédios e procura exaustivamente aquele santo xarope que, infelizmente, acabou.

Então você pega o telefone e começa a ligar para todas as farmácias do bairro e das adjacências e nada de atenderem. Aí, você pensa: “Não se fazem mais farmácias como antigamente...”.
Pois bem, na sua última tentativa um anjo vestido de farmacêutico atende ao telefone e salva a sua noite! A pergunta: "Neste momento, o que vale mais: Preço ou Qualidade?

Você deve estar se perguntado aonde o Dijan quer chegar com toda essa lenga lenga? Eu explico.
Preço e Qualidade estão diretamente ligados e a única coisa que os separa atende pelo nome de Necessidade. Qual é a sua necessidade? Qual é a sua urgência? Se você não tiver urgência, preço e qualidade implicarão diretamente na sua escolha.
Agora, se você tiver urgência uma quarta palavra fará toda a diferença: Comodidade. Uma última pergunta: seus clientes, na maioria das vezes, procuram Urgência ou Qualidade? Pense nisso e boas vendas!

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